Imprimir

Projeto AMOR

O Auxílio à População de Rua

 

Há cerca de 10 anos, as atividades assistenciais desenvolvidas na instituição, inicialmente voltadas às famílias em situação de risco, foram estendidas aos moradores de rua.

 

Através do desenvolvimento da auto-estima e reabilitação social, nosso objetivo é reintegrá-los ao convívio social e familiar, transformando a indigência em cidadania.

 

 

Participando do Programa

 

O Programa Moradores de Rua atende à população sem residência fixa, moradora de rua, ou em albergues, que procuram a instituição. Destes, há uma parte que se mostra disposta a tentar aproveitar a oportunidade e assim são selecionados para participar de um Programa de apoio denominado Projeto AMOR (Auxílo aos Moradores de Rua), por um período de 12 meses.

 

Atualmente, o Programa conta com uma turma de aproximadamente 100 pessoas, atendidos aos sábados pela manhã, no Núcleo Assistencial Anita Briza.

 

Cada participante do programa é entrevistado, para avaliação de sua situação particular e necessidades individuais, passando a ser acompanhado semanalmente.

 

Durante o período do Programa, os participantes recebem apoio psicológico e espiritual, além de serviços e atendimentos gratuitos.

 

 

Atendimento

 

O atendimento aos moradores de rua é realizado em um prédio adquirido e reformado exclusivamente para a assistência social, na Rua Aurélia 665, Lapa.

 

A cada sábado, os moradores de rua iniciam recebendo café da manhã, assistem uma palestra com temas cristãos e sociais, e seguem para fazer sua higiene pessoal (barba, cabelo e banho), são encaminhados aos diversos serviços oferecidos pela casa, participam de reuniões com Psicólogos e com grupos do AA e antes de saírem, se alimentam com uma deliciosa sopa preparada pelos voluntários.

 

Todos os serviços existentes na casa são disponibilizados a este público assistido:


Higiene pessoal: Corte de cabelo, material de higiene, roupas e calçados.

 

Cursos: Portaria, Alfabetização de adultos e elétrica

 

Saúde: Dentista, Acupuntura, Farmácia (mediante receita médica), óculos e psicólogo

 

Apoio: orientação jurídica e Apoio ao emprego.

 

 

O Futuro

 

A infra-estrutura de que dispomos permite expandir o Programa Moradores de Rua a um número maior de beneficiados, inclusive com o atendimento durante outros dias da semana.

 

Também pretendemos ampliar os cursos disponíveis, oferecendo novas alternativas de profissionalização aos beneficiados.

 

 

 

Se você gostou de nosso trabalho, Seja Um Voluntário, ou Reabilite Um Morador de Rua.